Saiba como definir a persona do seu negócio, o famoso avatar. Muitos afiliados pulam essas aulas por não consideram “tão importantes”! Montam uma estrutura profissional, criam conteúdo com consistência, mas não vendem, ou vendem pouco. Porque será que isso acontece? Um dos motivos pode ser a falta de clareza da persona.
Vou te explicar como cheguei a essa conclusão (por experiência própria) e como você pode resolver se estiver com o mesmo problema.
Comigo aconteceu assim, montei toda minha estrutura através do CURSO FÓRMULA NEGÓCIO ONLINE (sem dúvidas você já sabe que é o curso do Alex Vargas), onde criei:
- Blog (com iscas, captura de e-mail, banners, artigos, plugin de redirecionamento)
- Youtube (com vídeos toda semana otimizados através de SEO)
- Instagram (que estou amadurecendo, mas sempre postando nos Stories)
- Lista de e-mail (pela E-goi, com e-mails automatizados
Começei a vender após 1 mês que começei o treinamento, nossa que maravilha! Uma felicidade só!
Após 1 mês percebi que as vendas estavam demorando mais para acontecer. Foi então que passei a entender dois pontos, que estavam faltando para o meu negócio alavancar: - DEFINIR MEU PÚBLICO, ou seja precisava definir a quem me direcionar ao escrever um artigo ou post e com quem falar ao gravar um vídeo.
- TRÁFEGO QUALIFICADO (de preferência organico pra não gastar – risos), isso eu consegui resolver, mas contei em outro artigo, depois passa lá …ARTIGO: MEU SITE NÃO TEM VISITAS: REVELEI COMO EU CONSIGO TRÁFEGO ORGÂNICO TODOS OS DIAS!
Então vamos ao que realmente interessa aqui, PERSONA!
QUAL A DIFERENÇA ENTRE: DEFINIR PÚBLICO ALVO OU DEFINIR A PERSONA (AVATAR)
Os dois são semelhantes e criados com o objetivo de traçar estratégias, para alcançar pessoas que realmente tem potencial para se tornarem clientes!
Quando pensamos em PÚBLICO ALVO nossa busca é muito ampla! Assim quando criamos conteúdo para uma grande massa, corremos o risco de ignorar os hábitos, desejos, anseios e problemas do cliente, dificultando assim a CONEXÃO (um dos fatores importantes para que a venda aconteça).
Por isso te afirmo (não só eu, mas diversas pesquisas e especialistas da área) que pensar na PERSONA é o ideal e mais assertivo, porque retrata o consumidor ideal do seu produto/serviço.
Assim criando conteúdo para seu potencial cliente, os resultados serão mais efetivos! Tanto em engajamento nas redes, quanto em vendas!
VEJA DE FORMA MAIS CLARA ESSA DIFERENÇA
EXEMPLO DE PÚBLICO ALVO:
Homens e Mulheres, de 25 a 45 anos, moram na região sudeste, que tem ensino superior, passam muito tempo na internet e tem renda mensal de R$ 3mil reais.
EXEMPLO DE PERSONA:
Junior, 37 anos, designer de interiores, gosta de happy hour e fazer amigos, ama cozinhar e jogar futebol, tem uma renda mensal de 3mil, utiliza bastante as redes sociais instagram e linkedin, gosta de ler e sente que precisa cumprir uma missão na terra, seu grande desafio é descobrir com o que realmente gosta de trabalhar. Sonha em ter uma vida mais confortável financeiramente.
Percebeu a diferença?
Na persona existe uma atenção maior às necessidades, sentimentos, desejos, medos, objetivos, hobbies, interesses, faixa salarial, relação familiar e por ai vai …
Assim entendendo a dor da sua persona, será mais fácil entregar uma solução. Porque a dor será o norte para criação de conteúdo. Dessa maneira seu negócio ajudará pessoas de forma personalizada, focando em estratégias de conteúdo que gerem valor.
SEM DEFINIR A PERSONA SEU CONTEÚDO FICA SEM DIRECIONAMENTO!
Entenda onde seu cliente ideal esta, pra onde gostaria de ir e como você pode ajuda-los a chegar la!
Quando você conhece seu publico, fica mais fácil apresentar uma solução que faça sentido pra ele e assim melhorar seus resultados!
DADOS IMPORTANTES SOBRE PERSONA DEFINIDA
- Anúncios baseados na persona tem 2x mais efetividade
- 48% dos compradores dão preferencia para quem fornece soluções personalizadas para o seu perfil
- A duração das visitas no seu site são mais longas quando a persona esta definida (porque existe a conexão e identificação)
- A taxa de abertura de e-mails é maior, 11% por cento!
- O número de páginas visitadas aumenta quando sua persona esta definida!
- É menos efetivo trabalhar com leads quentes que não levam a persona em consideração, do que leads frios baseados na persona
- Tráfego do site aumenta
- A taxa de abertura de e-mails aumenta
- As vendas aumentam
Agora que você entendeu a necessidade de definir a sua persona, vou as dicas para que você o faça!
COMO DEFINIR A PERSONA DO SEU NEGÓCIO, FAMOSO AVATAR!
- PESQUISA POR E-MAIL, se você já tiver uma lista de e-mail, envie uma curta pesquisa com perguntas sobre eles.
- PESQUISA EM POP-UP, você pode programar um pop-up com perguntas rápidas para entender melhor seu público
- TROCAS, faça pesquisas que tenham alguma recompensa no final
- CONVERSE COM PESSOAS ONLINE, nas redes sociais, fóruns …
- ANALISE COMENTÁRIOS, no yahoo repostas, Youtube, Blogs (de concorrentes) e identifique as dores através desses comentários.
- FERRAMENTAS como google trends e facebook (analytics) são ótimos!
Ah já ia esquecendo, essa ferramenta gratuita me ajudou a trazer a vida meu avatar, O GERADOR DE PERSONAS
(pode entrar que é grátis, não tem link de afiliado não kakakaka)
Fiz um ao vivo falando sobre persona, se quiser assistir só dar play:
Deu pra começar a entender? Eae já tem seu avatar definido? Me conta aqui nos comentários … Abraços
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8 Comentários
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[…] LEIA TAMBÉM ESSE ARTIGO: SAIBA COMO DEFINIR SEU AVATAR […]
Ola boa noite muito bom o blog parabéns. Aprendeu como o melhor. Alex Vargas
Hahaha isso mesmo Ijanilson, sucesso e obrigada pela visita! Abraços =)
Muito obrigada , meu Avatar agora está bem definidinho graças a essa sua dica aqui…
Ah que linda, fico feliz com esse feedback. Não esqueça de ir fazendo os testes e quando necessário evoluir esse avatar. beijos e conte comigo <3
Ameiiii… Obrigada pelas dicas…😘
Ain, feliz que gostou Mari =)